Maserati Concept Alfieri
Maserati Concept Alfieri
Maserati Concept Alfieri
Maserati Concept Alfieri
Maserati Concept Alfieri
Maserati Ghibli
Maserati Ghibli
Maserati GranTurismo
Maserati GranTurismo
Maserati GranTurismo
Maserati Levante
Maserati Levante
Maserati Levante
Maserati MC 12
Maserati MC 12
Maserati MC 12
Maserati MC 12
Maserati Quattroporte
Maserati Quattroporte
Maserati Quattroporte
Maserati e o futuro

A Maserati tem necessidade de um modelo "porta bandeira" para se afirmar no mercado dos grandes desportivos, onde está balizada pelo muro criado pelos seus vizinhos de Maranello. A Maserati não pode competir com os Ferrari, está refém deste dogma no seio do Grupo FCA, mas também está limitada pela capacidade de produção.

Mesmo assim, Harald Wester, o responsável pela marca de Modena, quer recuperar o MC 12. Mas ninguém se esquece que na altura a Ferrari e a Maserati estavam associadas e o MC 12 foi desenvolvido com base no projecto que deu origem aos Ferrari Enzo e talvez fizesse mais sentido trabalhar a partir do concept Alfieri.

A fábrica da Maserati tem limitações e se deixou de produzir o Alfa Romeo 8C Competizione, ainda é responsável pelos 4C, que nunca tiveram a expressão que poderiam ter porque nunca houve (nem há) unidades suficientes para colocar no mercado. É um caso em que a oferta está a anos-luz da (eventual) procura.

Esta situação também pode afectar a afirmação do SUV Levante, um modelo que tem todas as condições para ter sucesso, mas nada indica que haverá unidades suficientes para responder à procura. Mesmo assim, em Modena continua o trabalho e fala-se num novo coupé, realizado com base no Alfieri Concept, que poderá ser – ou não – o sucessor do GranTurismo, que está velho e cansado. Mas não nos podemos esquecer que a Maserati não pode prolongar muito mais a vida de modelos como o Quattroporte ou o Ghibli.

É um tarefa homérica para uma marca grande na sua imagem e tradição, mas pequeníssima na sua capacidade de produção.

Em destaque